Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

Porque construir ?

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será a maior usina hidrelétrica do mundo, e poderá gerar mas de 11 mil de Mega Watts de energia. A questão é que muitos são contra a construção da usina, principalmente Ong's estrangeiras. Mas, vamos avaliar bem a situação. Os Estados Unidos é o país que mais emite poluição do mundo e é o único país que não assinou o Protocolo de Quioto. Que moral eles tem para falar alguma obra aqui no Brasil?


Não se esqueça que 84% da energia elétrica nacional provém de hidrelétricas. Nós somos o único país do mundo que usa o biocombústivel em larga escala (etanol). Isso significa que nós somos um país limpo, que não emite grandes níveis de poluição.

Hoje, Belém tem cerca de 1 milhão e 400 mil habitantes, e Manaus tem mais de 1 milhão e 800 mil habitantes. Manaus teve um crecimento de mais de 450.000 habitantes nos últimos, e é o 6º PIB do Brasil, isso significa que Manaus precisa de energia, e energia limpa. Aliás, a energia de Belo Monte não é apenas para o Norte, é para todo Brasil, que em 2015 será a quinta economia mundial.

Quando construiram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, muitos ambientalistas foram contra, e hoje, ela gera 14% da energia do Brasil e mais de 90% da energia do Paraguai. E hoje, que "grandes impactos" a usina trouxe para nós? Nenhum.

Agora a maior polêmica, os índios. Os índios da região do Xingu, cerca de 20 mil, seriam afetados com a obra e teriam que mudar o local da sua tribo, mas não querem mudar para outro local da floresta. Qual é a diferença, é tudo floresta! Não quero desvalorizar os índios, mas, os nordestinos puderam viajar não sei quantos mil quilômetros para São Paulo, abandonar família, amigos, e a sua cidade, para tentar uma vida melhor, e os índios não podem chegar uns 10 KM para o lado?

Deixe suas dúvidas, críticas e elogios nos comentários que logo irei responder. Todos a favor de um Brasil melhor.

Vídeo dos artistas



O movimento Gota D'Água, feito, estranhamente, apenas por atores da Rede Globo, que também elegeu Fernando Collor (existem vários documentários que comprovam isso, pesquise sobre "Muito Além do Cidadão Kane", documentário britânico), protesta contra a construção da usina. É ridículo! Uma tentativa desesperada de paralização da obra. E não sei por qual motivo.

Primeiro eles falam, sarcastecamente, o que que eles tem aver com isso, eu pago meus impostos, o mesmo blá-blá-blá, mas depois chega um dos protestantes e fala, de forma debochada, aos 23 segundos: "Ó só, se não fizer a hidrelétrica de Belo Monte, não vai ter energia. Se não tiver energia, como é que eu vou ver televisão para assistir a minha novela?" Observe que eles querem colocar um certo ar de ignorância nesses comentários, mas então eles estão chamando quem ve novelas de burras e ignorantes, se eles mesmos são atores, e ganham dinheiro justamente com isso?

E aos 44 s. falam que ela só vai produzir 1/3 de sua capacidade. Isso são dados deturpados, alias, esse é um vídeo de dados deturpados. A verdade é que, até 2015, uma parte da obra vai estar concluída, e vai produzir 1/3 de energia, mas, até 2018, toda a obra estará concluída e estará gerando a sua capacidade total de energia elétrica. Mas isso eles não falam.

Sabe quanto é 30 bilhões? Sabia que o PIB de Manaus é de 38 bilhões de reais? 30 bilhões não é nada para o governo federal. Isso, eu dice nada. O PIB brasileiro é de quase 3 trilhões e 500 bilhões de reais. E quem é que você acha que pagou pela Ponte Rio-Niterói, pela Usina de Itaipu, pelo Maracanã? Mas eu pensei que o dinheiro dos impostos fossem para ser gastos em obras de utilidade para a população, e Belo Monte é uma delas.

Sabe quanto é 640 km² ? Pra ter ideia do quanto isso é insignificante, a área alagada de Itaipu foi de 1350km², e hoje, quem fala que O Brasil e o Paraguai perderam 1350 km² ?

Não Eriberto Leão, a hidrelétrica é a forma mais limpa e com menos danos ambientais que existe. Para gerar, em aerogeradores (energia eólica) o que uma usina hidrelétrica de grande porte geraria, seria necessário cobrir todo o litoral Sul e Sudeste. E não se esqueça que quando tiramos a energia dos ventos, esses ventos ficam com menos força, por isso não se cobrem grandes extensões de aerogeradores, porque mudaria totalmente as correntes de ar, e consequentemente a temperatura e as correntes marítimas. E vale lembrar que 0,9% da energia do Brasil é da energia eólica.

Quanto a energia solar, sábio Eriberto, você sabia que se gasta mais energia produzindo placas de energia solar do que ela vai gerar em toda a sua vida útil?

E sabe porque o governo planeja construir várias hidrelétricas na Região do Amazonas? Porque lá, os rio tem muito volume de água e também não tem muitas quedas, ideais para construções de usinas.

E porque os índios não podem se mudar uns 10 km para o lado? Não necessáriamente tem que ir para as cidades. E realmente, nas cidades existe muito mais qualidade de vida do que no meio da floresta.

E se você acha que os artistas são todos bonzinhos e certos, já viu a propaganda do Milton Gonçalves a favor a José Sarney? é, meu amigo, aonde pinta dinheiro eles vão ciscar.