Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

Porque construir ?

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será a maior usina hidrelétrica do mundo, e poderá gerar mas de 11 mil de Mega Watts de energia. A questão é que muitos são contra a construção da usina, principalmente Ong's estrangeiras. Mas, vamos avaliar bem a situação. Os Estados Unidos é o país que mais emite poluição do mundo e é o único país que não assinou o Protocolo de Quioto. Que moral eles tem para falar alguma obra aqui no Brasil?


Não se esqueça que 84% da energia elétrica nacional provém de hidrelétricas. Nós somos o único país do mundo que usa o biocombústivel em larga escala (etanol). Isso significa que nós somos um país limpo, que não emite grandes níveis de poluição.

Hoje, Belém tem cerca de 1 milhão e 400 mil habitantes, e Manaus tem mais de 1 milhão e 800 mil habitantes. Manaus teve um crecimento de mais de 450.000 habitantes nos últimos, e é o 6º PIB do Brasil, isso significa que Manaus precisa de energia, e energia limpa. Aliás, a energia de Belo Monte não é apenas para o Norte, é para todo Brasil, que em 2015 será a quinta economia mundial.

Quando construiram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, muitos ambientalistas foram contra, e hoje, ela gera 14% da energia do Brasil e mais de 90% da energia do Paraguai. E hoje, que "grandes impactos" a usina trouxe para nós? Nenhum.

Agora a maior polêmica, os índios. Os índios da região do Xingu, cerca de 20 mil, seriam afetados com a obra e teriam que mudar o local da sua tribo, mas não querem mudar para outro local da floresta. Qual é a diferença, é tudo floresta! Não quero desvalorizar os índios, mas, os nordestinos puderam viajar não sei quantos mil quilômetros para São Paulo, abandonar família, amigos, e a sua cidade, para tentar uma vida melhor, e os índios não podem chegar uns 10 KM para o lado?

Deixe suas dúvidas, críticas e elogios nos comentários que logo irei responder. Todos a favor de um Brasil melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário